Justiça determina retomada de concurso para a Brigada Militar-RS

Justiça determina retomada de concurso para a Brigada Militar-RS

O Tribunal de Justiça do Rio Grando do Sul (TJ-RS) concedeu liminar contra o ato administrativo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que havia paralisado os concursos da Brigada Militar-RS, para para o cargo de capitão/oficial na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do estado.

O concurso para oficial da Brigada Militar do Rio Grande do Sul teve seu edital publicado em janeiro deste ano. No entanto, em março, o TCE-RS emitiu uma medida cautelar, determinando a suspensão das seleções para a Polícia Militar e o CBM-RS. A decisão pedia a retificação dos editais, em função de alguns itens, como o que estabelecia o limite de idade, em 29 anos, para inscrição nos cargos.

A decisão foi dada pelo desembargador Eduardo Uhlein, do 2º Grupo Cível do TJ-RS, que entendeu que não há decisão judicial conhecida, na jurisprudência do Tribunal, que tenha afastado a legitimidade do limite de idade para o ingresso no cargo de capitão da Brigada Militar. Apenas nos casos de oficiais da saúde, o que não é objeto do edital do concurso questionado.

"A Lei Estadual nº 12.307 acha-se em vigor desde 2005, e a ausência de limite etário para os que já são servidores militares, ora tachado, como inconstitucional, já foi aplicado por sucessivos certames públicos realizados pela Brigada Militar, sem que o órgão de controle tenha apontado qualquer irregularidade ou advertido os administradores estaduais a deixarem de observar aquelas disposições", afirmou o desembargador.

O magistrado destacou ainda que o concurso público "encontrava-se ao final do prazo de inscrições, tendo sido paralisado há vários meses, acarretando evidente prejuízo ao interesse público na seleção e capacitação de cargos superiores de carreiras fundamentais ao aparato de Segurança Pública do Estado".

O setor de Comunicação da Brigada Militar-RS confirmou que, esta semana, reuniões serão realizadas para avaliar questões contratuais com a banca organizadora, a Fundação La Salle. O intuito é verificar se retificações serão necessárias.

Além disso, a previsão da Brigada Militar-RS é divulgar um novo cronograma já na próxima semana, tanto para o concurso de capitão/oficial da Polícia Militar quanto para o Corpo de Bombeiros Militar.

 

FONTE: FOLHA DIRIGIDA.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem concurso, Ministério da Fazenda registra 2.346 aposentadorias

15 Oct 2018

Sem concurso em validade há mais de dois anos, o Ministério da Fazenda vem perdendo um expressivo número de servidores.

Ir para notícia

Concurso Auditor Fiscal do Trabalho 2018: Planejamento prevê espaço no orçamento.

09 Oct 2018

O Ministério do Trabalho e Emprego pretende divulgar a abertura de concurso(Concurso MTE) para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho em breve.

Ir para notícia

Concurso MPU: locais de prova serão divulgados no dia 16

08 Oct 2018

A convocação para as provas objetivas e discursivas do concurso MPU foi publicada nesta segunda-feira, 8 de outubro. De acordo com o Cebraspe, organizador da seleção, os locais de aplicação estarão disponíveis a partir do dia 16, pelo site da banca.

Ir para notícia

Concurso PRF: sindicato confirma Cebraspe como organizador

08 Oct 2018

O Cebraspe deve ser confirmado ainda esta semana como a banca do concurso PRF. A organizadora foi definida, mas ainda depende da oficialização, através de publicação do extrato de contrato no Diário Oficial da União.

Ir para notícia

Fique por Dentro

Receba em primeira mão informações do mundo dos concursos.