O edital foi publicado! E é preciso se atentar ao prazo das inscrições que se iniciaram no dia 16 de setembro e seguem abertas até o dia 03 de outubro de 2022.
Para fazer a sua inscrição acesse o site da banca organizadora, o Cebraspe , e depois será preciso realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 85,00.
De acordo com o edital são 1.000 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, que tem exigência de nível médio de escolaridade.
Os candidatos aprovados e convocados deverão obedecer a uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Para que o candidato tome posse no concurso será necessário atender aos seguintes requisitos:
Após a divulgação da primeira retificação, houve alteração no número de vagas, e agora, estão previstas 3.373 oportunidades entre imediatas para cadastro reserva.
A retificação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 16/09 e de acordo com o documento as Gerências que sofreram alteração em seu quadro de vagas foram:
“Rio Branco, Manaus, Macapá, Distrito Federal, Anápolis, Goiânia, Campo Grande, Dourados, Cuiabá, Sinop, Belém, Santarém, Porto Velho, Boa Vista e Palmas.”
Além dessa mudança a retificação trouxe também alteração no conteúdo programático.
A remuneração para o cargo de Técnico do Seguro Social, conforme o edital, pode chegar a R$ 5.905,79.
Sendo esse valor composto por:
O concurso INSS terá seu processo de seleção dividido pelas seguintes etapas:
As Provas Objetivas terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão realizadas na data provável de 27 de novembro de 2022.
Elas serão compostas por questões de conhecimentos básicos e específicos; e terão o valor de 120 pontos onde cada item terá o julgamento de Certo ou Errado.
Ademais, será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
Além disso, caso ocorra empate na nota final na primeira etapa do concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
As 120 questões serão compostas pelas seguintes disciplinas:
Por fim, haverá o Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, que será regido pelas normas inerentes à categoria funcional, aos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso.
O curso de formação terá a carga horária de até 180 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno.
A avaliação do curso de formação consistirá de prova objetiva, composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, e de prova discursiva, composta de duas questões discursivas, a serem respondidas em até 15 linhas, acerca dos conteúdos ministrados no curso.
Durante o curso de formação, o candidato regularmente matriculado fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.
Em suma, o exercício do cargo de Técnico de Seguro Social do INSS é atuar diretamente com o público nas agências.
Seja fazendo atendimento, revisão dos pedidos inscritos na previdência social, desenvolvendo pesquisas, coletando informações para a plena execução das atividades, dentre outros.
Entretanto, umas das importantes demandas do servidor e até da autarquia, é atuar na área de Análise de Reconhecimento de Direitos (RGPS).
Esse setor é responsável por avaliar se os trabalhadores, ligados ao INSS através da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), tem direito aos seguintes benefícios:
13 Dec 2023
Saiu novo edital para o Processo Seletivo do Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP).
11 Dec 2023
Novo edital para o processo seletivo do Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) será publicado no dia 13/12!
15 Aug 2023
A partir de 2027, mudanças serão feitas na carreira de ingresso do concurso Brigada Militar RS, tornando o nível superior obrigatório.
15 Aug 2023
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anuncia 6 mil novas vagas, por meio do concurso Seduc RS, até 2025!